Em busca da memória

Eu tinha uma ideia pré formada muito rasa sobre o que o Alzheimer é e isso mostra o como deve-se ir atrás dos mais diversos temas, buscar informação, sair da zona de conforto. Não se contentar apenas com o lugar comum. Esse livro acrescentou muito, foi muito informativo e me deu uma amplo campo de conhecimentos acerca da memória e da doença de Alzheimer especificamente.

Não, você não vai encontrar aqui o que é a memória exatamente. Nem o que é o Alzheimer exatamente. Porque simplesmente essas noções não existem – são somas, são construções. Os entendimentos ainda estão sendo pesquisados e não há apenas um caminho a seguir, são vários. O autor nos apresenta esses caminhos que estão sendo explorados em forma de pesquisa, começando com a descoberta da doença de Alzheimer e seu aspecto histórico.

O início não foi fácil… Alois Alzheimer, psiquiatra de Munique que descobriu a doença, enfrentou o peso da novidade no meio acadêmico: um misto de indiferença e descrédito. O decorrer dessa história é o que traz esse livro. Vale a pena ler!

em busca da memória joseph jebelli

Contracapa: 

“O que somos nós sem a memória? Nada. Afinal, é ela que define os parâmetros da nossa existência. Se não conseguimos nos lembrar das pessoas que amamos, das viagens que fizemos, dos nossos feitos e fracassos, nada somos. É assim que uma pessoa com Alzheimer se sente. Neste livro brilhante, o neuro cientista Joseph Jebelli traça a história dessa doença, que está virando epidemia mundial desde 1906, quando foi originalmente identificada. Jebelli viu em casa, na figura de seu avô, como a demência afeta o cérebro e acaba com a vida de uma pessoa – não importa a idade. O autor mostra o que tem sido feito para diagnosticar e previnir a doença, qual estilo de vida contribui para piorar o Alzheimer, a melhor forma de estimular a mente e até a dieta que ajuda a desacelerar os efeitos.”


Livro: Em busca da memória: uma biografia da doença de Alzheimer, da sua descoberta às novas técnicas de cura.
Autor: Joseph Jebelli
Tradução: Luis Reyes Gil
Editora: Crítica
Número de páginas: 333.

Advertisements

Published by

Barbara Filippini

Meu nome é Barbara. Sou casada com o amor da minha vida! Temos 12 filhos felinos, muitos livros e amor! Vivemos em Curitiba. #babiblioteca

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s